Coocerqui - Economia Todo Dia!

Notícias e Eventos

Açafrão tem poder anti-inflamatório e antioxidante

12/02/2018 | 11:16
Açafrão tem poder anti-inflamatório e antioxidante
Estudos demonstraram sua atividade no combate ao câncer, à cardiopatia, à artrite reumatoide e à depressão.

O açafrão da terra, conhecido também por cúrcuma, é o tempero que forma o curry, famosa especiaria indiana de cor amarelada, com aroma e sabor característicos. Na culinária, pode ser usado para preparo de carnes, peixes, saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo como tempero de pipoca.
A cúrcuma contém óleos essenciais com comprovadas características antioxidante e antimicrobiana e seu principal composto nutricional, a curcumina, tem forte efeito nas etapas da via inflamatória, responsável pela maioria das ações funcionais ao organismo.
De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, estudos mostraram que a curcumina tem atividade antioxidante na redução do crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores e metástase e ainda contribui para a apoptose, ou seja, a morte de células cancerígenas.
Além disso, segundo a especialista, a curcumina auxilia na reversão de determinadas etapas no processo da cardiopatia, modulando o revestimento dos vasos sanguíneos; atua sobre a artrite reumatoide, conhecida como inflamação crônica em uma ou mais articulações; e ainda se mostrou promissora no tratamento da depressão com resultado semelhante ao medicamento.
Para aproveitar os benefícios do açafrão da terra para a saúde, é fundamental planejamento alimentar adequado e saudável para tornar a receita saborosa e nutritiva. “É possível, por exemplo, associar a especiaria com a pimenta preta para aumentar a absorção dela no intestino”, indicou a doutora.
Importante estratégia nutricional para a mudança de estilo de vida é utilizar especiarias naturais, que irão proporcionar sabor, aparência e funcionalidade ao alimento, de forma mais prática.
COLORAU – Primeiro uso do pó de urucum, que tem tom vermelho que vem da presença de compostos carotenoides na semente, foi como corante para pinturas corporais dos indígenas sul-americanos, mas vale lembrar que a semente de urucum seca e triturada é o tempero que se conhece como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção.
Hoje, o tempero também é comum nas receitas da Europa como substituto aos corantes químicos, que foram proibidos. Suave, o colorau ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, além de sopas e ensopados.
Segundo estudo da Universidade do Estado do Rio Janeiro, os ativos do pó de urucum são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pela radiação solar.
Coocerqui - Cooperativa de Consumo popular de Cerquilho
Todos os Direitos reservados © 2018
Desenvolvido e Administrado
por Coocerqui