Coocerqui - Economia Todo Dia!

Notícias e Eventos

Conheça os benefícios da banana para a saúde do ser humano

26/02/2018 | 09:18
Conheça os benefícios da banana para a saúde do ser humano
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

Além disso, a fruta contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares, combinados com a fibra da banana, promovem grande energia ao corpo.
Mas energia não é o único benefício que a banana traz, já que ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.

A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto, pode ajudar pessoas que sofrem de depressão. Também por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.

Rica em potássio e pobre em sal, a banana é perfeita para baixar a pressão arterial. Cheias de fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. A banana também acalma o estômago e ajuda na digestão.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Rica em vitamina B, melhora o sistema nervoso, além de ajudar a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo.
Quando se está estressado, o metabolismo altera-se, reduzindo os níveis de potássio. Pode-se ajustá-lo com a ajuda desta fruta, tão rica em potássio.

A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.

Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda a prevenir depressão e doenças cardíacas. O fruto da bananeira não é somente uma potência nutricional, ele é a solução ideal para matar aquela fome fora de hora e para prolongar a sensação de saciedade por mais tempo.

O triptofano não só previne como trata a depressão, pois atua na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.
São vários tipos: banana-maçã, nanica, prata, ouro ou da terra, e todos os tipos apresentam as mesmas propriedades nutricionais. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura deles.

O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios. Especialistas indicam o consumo de, no máximo, duas bananas por dia.

Sua qualidade de vida vai aumentar quando a banana fizer parte de sua alimentação.

SAIBA MAIS: A palavra banana é originária das línguas serra-leonesa e liberiana (costa ocidental da África), a qual foi simplesmente incorporada pelos portugueses à sua língua. Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana.

Fonte: Jornal Nossa Folha
Coocerqui - Cooperativa de Consumo popular de Cerquilho
Todos os Direitos reservados © 2018
Desenvolvido e Administrado
por Coocerqui